O lado NEGATIVO do FIES que NINGUÉM quer que você saiba

O FIES é um programa de financiamento estudantil. Mas você sabe qual o lado negativo do FIES? Existem detalhes sobre o programa que ninguém nunca revelou para você. Descubra quais são as desvantagens do lado negativo do FIES:

Fonte: Pexels lado negativo do FIES

Lado negativo do FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil que promove condições especiais para que os estudantes possam acessar a formação de nível superior.

O programa é de incentivo público e o seu método de ingresso é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As bolsas são distribuídas a partir destas notas, e podem ser parciais ou integrais.

Os estudantes contemplados não precisam se preocupar om as mensalidades durante todo o curso. Por isso, muitos candidatos do Enem têm interesse em participar do processo seletivo FIES.

Mas, será que o programa vale mesmo a pena? Bem, assim como todas as propostas de financiamento, há um lado negativo em começar a sua graduação pelo FIES.

Por isso, separamos aqui todas as informações que você precisa saber sobre essa iniciativa. Afinal, qual o lado egativo das bolsas FIES? Entenda tudo a seguir:


Quais as desvantagens do FIES?

Como você já pôde conferir, o FIES é um programa de financiamento bastante funcional e que já auxiliou diversas pessoas a alcançar o sonho do diploma.

Contudo, há algumas verdades sobre o programa que, provavelmente, ninguém te falou. Mas, afinal, quais são as desvantagens do FIES?

A seguir, listamos alguns motivos para repensar a bolsa de estudos do FIES:

  • O programa é muito burocrático e exige uma  vasta quantidade de documentos;
  • O estudante precisa realiza o aditamento FIES periodicamente;
  • É preciso realizar a manutenção da sua bolsa todo semestre;
  • O estudante tem uma possibilidade limitada para o número de faltas e reprovações;
  • É preciso comprovar ser de baixa renda, apresentando todos os documentos exigidos pelo programa;
  •  Os juros por atraso tornam o débito ainda maior.

O que acontece se eu ficar devendo ao FIES?

O estudante que realizar o seu curso através do FIES possui, automaticamente, uma divida de financiamento. E um detalhe sobre esta divida é que ela não prescreve com o tempo.

Isto quer dizer que, mesmo depois de cinco anos, os estudantes continuam com a dividida de financiamento pendente em seu nome. Logo, ficando impedidos de possuir crédito no mercado, assim como são impedidos de realizar novos financiamentos.

Fonte: Onze

Outro detalhe é que há chances de ter bens apreendidos ou bloqueados caso haja a situação de inadimplência. Assim, a divida, que é diretamente ligada ao Governo Federal, pode ser quitada.

É preciso mencionar ainda que há juros por atraso e não pagamento do FIES, o que quer dizer que esse débito pode crescer ainda mais.

Nessa situação, o melhor que o estudante pode fazer é  buscar negociar a sua divida dentro das possibilidades oferecidas pelo programa.

E se você quer mais opções de cursos e formações, clique aqui.

O que acontece se eu reprovar pelo FIES?

O FIES conta com um detalhe muito importante chamado aproveitamento acadêmico, que diz respeito ao desempenho e a frequência na instituição.

O aproveitamento acadêmico do estudante FIES não pode ser inferior a 75% por mais de quatro semestres consecutivos.

Se isso vier a acontecer, o estudante pode ser excluído do Fundo de Financiamento Estudantil e ainda, ter que cumprir igualmente com o tempo de financiamento já utilizado.

Para conferir mais vantagens e desvantagens FIES, veja ainda o vídeo a seguir:

Sair da versão mobile