Teste de QI: O máximo é 144; Qual é a sua pontuação?

Aqui está um teste de QI para gênios. Este é usado para entrar na Mensa, uma organização que recebe pessoas super dotadas. Em outras palavras, somente quem acerta uma pontuação alta, pode fazer parte. E aí? Vai encarar o nosso teste de QI para gênios?

Teste de QI para gênios: será que voc6e consegue resolver?
Foto: Freepik

Teste de QI para gênios

QI é uma abreviação de Quociente de Inteligência. Além disso, essa é uma medida de sua inteligência e é expressa em um número. Ademais, essa é uma estimativa. Afinal, existem alguns erros de medição.

Foto: Freepik

O QI de uma pessoa pode ser calculado por meio do teste de QI para gênios. O QI médio é 100 por definição.

Se você atingir uma pontuação maior que 100, você se saiu melhor do que a média das pessoas. Além disso, uma pontuação mais baixa significa que você teve um desempenho um pouco menor.

Contudo, vários pesquisadores discutem a confiabilidade do teste. Isso porque, de acordo com um estudo, temos nove tipos de inteligência. Logo, uma nota baixa nesse teste de QI para gênios, não significa que você não seja uma pessoa inteligente.

Logo, encare esse teste como um desafio. E não se preocupe se a nota for baixa. Afinal, esse teste é complexo e leva bastante tempo para se resolver.

Perguntas do teste de QI para gênios

Em primeiro lugar, saiba que não há uma resposta definitiva para o QI ideal. Afinal, o QI é relativo e pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, um QI de 144 é considerado muito alto e normalmente identifica um verdadeiro gênio.

Foto: VIX

Porém, qual é o QI normal? Não há uma resposta para essa pergunta. Afinal, os níveis de inteligência podem variar muito de pessoa para pessoa. Contudo, um consenso geral é que a faixa média de QI para adultos está entre 100 e 130.

Agora, confira as perguntas. Leve o tempo que precisar. E lembre-se de que está tudo bem se você não conseguir resolver as perguntas. Além disso, as respostas estão no final deste artigo.

  1. Que número está faltando nessa sequência? 4 9 16 25 36 ? 64
  2. Qual deve ser a próxima letra na sequência a seguir? L K J H
  3. Duas pessoas caminham 4 metros desde o mesmo ponto em direção oposta, logo viram à esquerda e caminham 3 metros. Qual a distância entre eles?
  4. PERA está para a MAÇàassim como BATATA está para: a) banana b) rabanete c) morango d) pêssego e) alface
  5. Se FP = 10 e HX = 16, então DS = ?
  6. Um cubo de madeira com cada lado medindo 30 cm é pintado completamente de vermelho. Depois, ele é serrado em 27 cubos menores de 10 cm de lado cada um. Quantos serão os cubinhos resultantes que terão apenas duas faces pintadas?

Respostas

Agora, confira as respostas do teste.

Foto: Capitalist
  1. Resposta: 49. Todos são números quadrados.
  2. Resposta: G. A ordem das letras são encontradas da direita para a esquerda em uma fila central de um teclado.
  3. Resposta: 10. Primeiro, se afastam 8 metros (4×2), depois 6 metros (3×2). As medidas formam os catetos de um triângulo reto imaginário. Seguindo o teorema de Pitágoras, c = √(a² + b²), sendo “c” a distância final em que se encontram.
  4. Resposta: b) RABANETE. Ambos crescem debaixo da terra.
  5. Resposta: 15. O número equivale ao número de lugares no alfabeto que separam as letras.
  6. Resposta: 12

(Fonte: BBC)

Se você acertou todas as 6 perguntas do teste de QI para gênios, alcançou a pontuação máxima de 144 pontos. Entretanto, se acertou entre 3 e 4, sua pontuação é de 100 pontos. Se acertou, pelo menos, 2, o seu QI é de 89.

Por fim, você gostou do teste? Continue acompanhando este portal e confira muito mais.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Teste de QI: O máximo é 144; Qual é a sua pontuação?

Kelly Martins
Formada em Pedagogia e especialista em produção de conteúdo para web sobre educação desde 2020. Atua como redatora do portal Cursos SENAC 2022, trazendo notícias atualizadas sobre todos os cursos ofertados nesta instituição ao redor do Brasil, afim de auxiliar no compartilhamento de informações com os leitores que buscam especializações gratuitas ou a um baixo custo.