Concurso Defensoria Pública da União 2024: Inscrições, Edital, Apostilas e Regras
O Concurso Defensoria Pública da União 2024 está com novas movimentações e o edital está mais próximo do que imaginamos. Assim, concurseiros de todo o Brasil voltam seus olhos ao Concurso Defensoria Pública da União 2024 a fim de descobrir as regras e tudo sobre o edital. Tais informações você encontra aqui!
A OAP Federal 2023 foi aprovada em dezembro de 2022 informando que 57 vagas precisam ser preenchidas, sendo 26 vagas de emprego e 31 relacionadas a números de PL.
Assim, desde 2023, inúmeros concursos para os órgãos federais vem sido publicados, sobretudo com a liberação de mais de 55 mil vagas, divididas entre todos os órgãos da federação brasileira.
Dentro da Defensoria Pública, os salários são variáveis: entre R$ 1.700,00 até R$ 3.100,00, diferentes de acordo com o cargo, a especialização e o grau de estudo do candidato aprovado.
Além dos valores mencionados acima, os candidatos também fazem jus ao recebimento de benefícios, gratificações, aumento por tempo de serviço, dentre outros:
No entanto, para facilitar, separamos uma lista com as matérias que serão sobradas dos candidatos tanto em prova de conhecimento específico, como em avaliação de conhecimento geral:
GUIA DE CONTEÚDO
Concurso Defensoria Pública da União 2024
Há 8 anos atrás (2015), a Defensoria Pública da União teve seu último concurso realizado. Ou seja, há 8 anos o órgão acumula cargos, necessidades de pessoal e remaneja trabalho para os servidores então lotados no órgão.
Da análise do último concurso publicado, os candidatos tiveram acesso à vagas distribuídas entre nível médio e superior. Desta forma, tantos os bacharéis em Direito, quanto bacharéis em outras áreas (além da média), participaram do certame.
Para 2024, espera-se um número muito atrativo de vagas: ao menos 250 vagas divididas entre cargos médios e para superiores. De acordo com o Ministério da Defesa, o órgão encontra-se com uma carência de 265 vagas.
- Auxílio Alimentação;
- Assistência Pré-escolar;
- Auxílio Transporte;
- Assistência Médica e Odontológica (titular e dependente).
Vagas e Edital
Os cargos disponíveis e as vagas poderão ser consultados quando da publicação do edital. Portanto, lembre-se que tanto as inscrições, quanto o edital e as vagas poderão ser acessar pelo link.
De acordo com a Lei n.º 14.377/22, existem algumas exigências que são próprias de cada cargo. Assim, antes de realizar sua inscrição, certifique-se de que seu perfil está de acordo com as exigências e regras, próprias do cargo:
- Técnico da Defensoria Pública: certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio, ou equivalentes, com grau específico, especificado em despacho da Comissão Superior do Colégio do Provedor de Justiça e claramente especificado no respetivo anúncio de concurso.
- Analista da Defensoria Pública: títulos de nível superior para obtenção do grau e qualificações qualitativas especificadas em resolução da Autoridade Suprema da União de Defesa Civil e claramente indicadas no respectivo edital.
Portanto, tanto os cargos quanto os salários constam com previsão legal e previsão do edital. Logo, certifique-se que de, sobretudo para o cargo de analista, você já possui o diploma de graduação ou terá no ato de posse e nomeação.
Provas e Cronograma de estudos
Assim como as informações mencionadas acima, as provas, etapas, realização da prova de títulos e matérias cobradas no exame estão, também, estipuladas no edital do concurso DPU 2024.- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Noções de Arquivologia;
- Noções de Gestão de Pessoas; e
- Raciocínio Lógico.
- Preparatório Gran Cursos Online (com apostilas): acesse o link.
- Curso Estratégia DPU: acesse o link.